Sui Info

$
SUI/USDSui
24h High:
24h Low:
24h Open:

O Que É Sui (SUI)?

Sui é uma blockchain de camada 1 projetada para oferecer alta latência e alta taxa de rendimento, sendo ideal para aplicações on-chain como DeFi e GameFi. Desenvolvida em Rust, uma linguagem de programação reconhecida por sua eficiência e segurança, Sui compartilha essas características com Solana, outra blockchain de alta velocidade.

A missão de Sui é “atender ao próximo bilhão de usuários na web3” ao fornecer aplicativos descentralizados (Dapp) com uma arquitetura de contratos inteligentes superior a de concorrentes como Ethereum. Para alcançar esse objetivo, Sui utiliza um processo chamado “paralelização de transações”, que permite o processamento simultâneo de transações em “acordo paralelo”. Esse método, conhecido como “escalonamento horizontal”, melhora a organização dos dados no mecanismo de consenso proof-of-stake (PoS) tolerante a falhas bizantinas.

O Que Torna Sui Único?

Sui se destaca por seu método inovador de consenso e processamento de transações. Em vez de focar no escalonamento vertical, Sui escolhe o escalonamento horizontal, garantindo o alto rendimento que a diferencia de outras blockchains.

Sui reconhece que muitas transações são independentes entre si. Assim, em vez de exigir que cada nó valide todas as transações, os nós analisam apenas os dados relevantes para eles. Esse método é denominado “modelo centrado em objeto”, onde os dados na cadeia se concentram em objetos ao invés de contas. Isso permite abstrair o modelo tradicional de blockchain em fluxos de transações não correlacionados, que podem ser validados individualmente pelos nós.

O processo de validação funciona da seguinte maneira: um remetente transmite todas as transações que são verificadas pelos validadores relevantes. Se a maioria dos validadores concordar, as transações são enviadas de volta ao remetente, que então transmite o resultado a todos os validadores. Existem três modelos de propriedade relevantes:

  1. De propriedade de um endereço (ex.: moedas, NFTs);
  2. De propriedade de outro objeto (ex.: um NFT que faz parte de outro NFT);
  3. Compartilhado (ex.: pools de AMM).

Essa arquitetura permite que Sui se concentre em setores como NFTs, jogos, serviços de mensagens, redes sociais e plataformas de identidade descentralizadas.

  Newsletter

Inscreva-se para Atualizações & Newsletters